Estudo sobre a sexta feira 13
Muitas pessoas temem a Sexta feira 13. Alguns procuram evitar passar debaixo de escadas, ou cruzar com um Gato Preto.
Mas, esta superstição surgiu a partir de relatos ocorridos em diversas culturas muito antes de Cristo. Para termos uma noção; o Código de Hamurabi foi criado 1700 a.C. e permanece até 282, mas a cláusula 13 foi abolida por superstições.
Mas, esta superstição surgiu a partir de relatos ocorridos em diversas culturas muito antes de Cristo. Para termos uma noção; o Código de Hamurabi foi criado 1700 a.C. e permanece até 282, mas a cláusula 13 foi abolida por superstições.
Por que a sexta-feira 13 é considerada o dia de azar?
Existem histórias da mitologia nórdica sobre isso. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 13 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia compareceu, mas não havia sido convidado e armou uma briga que culminou na morte de Balder, o predileto dos deuses.
Disso veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar seria desgraça. Algumas pessoas acreditam que se convidarem 13 pessoas para um jantar é uma também azar, simplesmente porque os conjuntos de mesa são apenas 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friday; sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo que teria acontecido numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria "oferecido a maçã" a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.
Outra explicação sobre essa data remonta do período do rei Felipe IV na França. Ele acreditava que havia uma conspiração contra ele, resolveu se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, mas ela recusou sua entrada na corporação. Felipe ficou ensandecido e segundo relatos, ordenou que fosse feita uma perseguição aos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
E o que a bíblia diz sobre acreditar em superstição?
"Como o pássaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem causa não virá".
(Provérbios 26 :2)
"Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor".
( Isaías 54:17)
"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda".
( Salmos 91:10)
Vejamos os textos de : João 20:19, Mateus 28:1-10, Atos 19:11-20, Romanos 8:1-17, Gálatas 5:16-26. A palavra de Deus nos fortalece para não permitir que coisas como crendices adentrem nosso coração, ela mesma garante que a maldição não vem sem causa. Aquilo que a bíblia condena devemos ficar alertas para não cometer tal ato ou atitude. Deus nos abençoa na sexta feira 13, 14 ou 15 e etc. Vimos que até a mitologia nórdica está envolvida na origem desta crença, que possamos provar tudo pela palavra de Deus, pois só assim saberemos o que agrada ou não a Deus.
Evangelista Marcelo Macedo e Gislaine Alves de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário