segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Livres ou cativos?






















           Vocês já devem ter se perguntado no que acreditar : Livre arbítrio ou predestinação?
Bem,  se fôssemos acreditar na predestinação defendida por Calvinistas ( o fundador da teoria era Calvino) nós iríamos  ter que anular o fato de que o sacrifício de Jesus foi para dar  liberdade a todos e não apenas alguns "escolhidos". 

"Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo" .(1 João 2:2)

  • E por que crer no livre arbítrio ou liberdade de escolha? 
Deus nos dá a oportunidade de escolher como queremos a nossa vida e se desejamos ou não que Ele faça parte dela. Contudo, toda escolha tem consequências assim como toda ação tem a sua reação.

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam".
( Deuteronômio 30: 19). 

"Ninguém tem o poder  de dominar o próprio espírito;  tampouco tem poder  sobre o dia da sua morte e de escapar dos efeitos da guerra;  nem mesmo a maldade  livra aqueles que a praticam." 
( Eclesiastes 8:8)

"Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.
E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência.
A paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.
De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.
Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.
Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.
E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus."
( Romanos 5: 1-9)

  •     Se temos a liberdade de escolha, então que façamos bom uso dela:
  1. Esqueçamos o passado, pois viver nele só nos fará sofrer e justamente por podermos escolher que é possível mudar o hoje e o amanhã.
  2. Podemos estar com Cristo ou não, basta escolher.
  3. Podemos escolher deixar Cristo na direção das nossas vidas ou continuar pensando que conseguimos tudo sozinhos. Algumas coisas sim temos capacidade de obter sozinhos, mas há outras que só as conseguimos com auxílio de Deus.
  4.  Podemos prosseguir vivendo uma vida cristã de fachada sem experimentar realmente o que Deus tem para nós ou  escolhermos  passar na casa do oleiro para que Ele nos quebre e nos reconstrua e que assim possamos conter e transbordar da presença do Espírito Santo. Sempre existe coisas em nossas vidas que são necessárias que as mostremos ao Senhor para que possamos mudar, quantas vezes Deus quer transformar algo em nosso caráter? Quantas vezes isso tem nos atrapalhado em nossa comunhão com  Ele?
  5.  Somos livres através do sacrifício da Cruz, mas precisamos nos libertar todos os dias do pecado e negar o nosso eu para que a presença de Deus esteja mais forte e estejamos atentos ao seu querer para as nossas vidas.


Fiquem na graça e paz do senhor amados ! 

Gislaine Alves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário