segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cristão em Excelência



"E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.

E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." 

 Atos 11:19-26


Significado de Excelência:s.f. Característica do que é excelente; em que há excelência; que possui um teor mais elevado. Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição: a excelência de um remédio. Forma de tratamento conferida as pessoas que pertencem ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupam posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes. Abreviada por: Ex.ª.Por excelência. No mais alt-o grau; sobretudo. (Etm. do latim: excellentia.ae)
Ou Seja Excelência, é o posicionamento correto do cristão em sua conduta.

No Tempo em que vivemos, é comum várias pessoas se auto intitularem cristãs ou evangélicas. Mas Temos de entender, e sermos Cristãos autênticos, merecedores do “rotulo”, Cristãos em excelência!

1. Jesus espera isso de nós: Que sejamos cristãos de excelência.
* Veja a parábola das 10 virgens (Mt 25;1-13);
* O chamado de Pedro e André (Mt 4;18-19).


2. Síntese de, o que é ser cristão segundo o texto base.

* Identificação com Jesus, em uma grande cidade, através de suas características de caráter eles pareciam com Jesus, e seus ensinamentos;
* O verbo usado no grego “chrmatizo”, significa que foram nomeados, reforça a ideia das características de cristo neles.
Sendo assim cristão, ou seja traduzindo do original, que significa “pequeno cristo”, são aqueles que parecem com cristo em seu caráter, em sua essência, na sua personalidade guiada pelo Espírito de Deus, e é isso que o Senhor espera de nós.

Obs: O evangelismo é umas das mais fortes características de ser cristão em excelência.


3. Podemos ser cristãos em excelência, independentemente das circunstancias.
* Todas circunstancias, Paulo - esse apóstolo é um dos exemplos admiráveis, passou pelas circunstancias mais extremas como cristão, mas sempre se manteve em excelência como tal;
* Circunstancias difíceis, Estevão - mesmo sendo apedrejado, literalmente falando, ainda imitou a Jesus, em uma citação maravilhosa, durante o ato;
* Idade, Timóteo - mesmo sendo jovem, contava com grande confiança por parte da igreja, principalmente da parte de Paulo, e se manteve e excelência, (1TM 4;12).

4. O que “alcançamos” como cristãos em excelência.
Usamos como base dois personagens que estavam nesse episódio do texto base, Barnabé e Saulo (Paulo).
A- O novo de Deus em nossa vida - Primeira viagem missionária, feita pelo dois. Após um período difícil e depois estável, as coisas caminham para o novo para a primeira viagem;
B- Ousadia, força e sabedoria ao anunciar do evangelho - Já na primeira viagem, encontramos um episódio, em que Paulo prega, é convidado a voltar novamente pelos ouvintes, a palavra surtiu efeito;
C- Deus te entrega, plenitude ministerial - Paulo, conhecido como, “o apóstolo dos gentis”, isso por causa do seu extraordinário ministério com os “não judeus”, se encaminhou para isso, através de um fato ocorrido nessa viagem.


“Ande na contramão do mundo, seja CRISTÃO EM EXCELÊNCIA”


Por diácono Alexsandro Santos, Comunidade Nova Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário