quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A Cruz- Um sacrifício e renúncia necessários


"Se alguém  quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 
Pois, quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira, mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira."  ( Mateus 16: 24-25)


        Cristo nos deu essa orientação, mas muitas vezes pensamos que ser cristão é apenas aceitar a Jesus, e a vida vai ser um mar de rosa, todos os problemas serão resolvidos e pronto. Mas se não foi fácil pra Jesus, imagina para nós?  Até Ele passou por aflições, tanto que pediu a Deus: "Pai se possível afasta de mim esse cálice, mas todavia seja feita a sua vontade". Ele se anulou, e obedeceu à Deus. E, quantos de nós temos deixado a cruz cair no chão e a abandonado?
     Apenas porque descobrimos que a maré da vida vem com força, e pode nos derrubar. Esquecemos de nos fortalecer nas raízes da palavra de Deus para ser como um coqueiro, balançar com a tempestade, mas não cair. Esquecemos de firmar a nossa vida na rocha, e resolvemos construí-la na areia porque parece mais fácil,  porém o mar algum dia vai levar com ele tudo que fizemos,  nos sentiremos  perdidos.

      Pensamos que as coisas ruins que acontecem na nossa vida é culpa de Deus, mas na maioria das vezes são apenas consequências das nossas escolhas simplesmente porque não o consultamos para tomar as decisões, pois imaginamos que somos suficientemente capazes para nos virar sozinhos, mas Deus não é um hospital para a gente procurar só quando precisa. Deus quer um relacionamento conosco. Contudo, Ele só tem compromisso com quem tem com Ele,  com quem busca por isso.
       E, se em determinado momento da vida percebemos que estamos sem força para carregar a cruz porque fomos feridos no meio do caminho temos que nos abrir com Ele, vai nos ajudar a seguir em frente. A porta é estreita e viver com Cristo requer renúncia.
       É difícil abrir mão do seu sonho, não é? Você imaginou a vida toda realizar aquilo, mas já parou para pensar ou perguntar para Deus se ele quer aquilo para você?  
     Somos tão egoístas e orgulhosos para admitir as fraquezas, mas Deus esquadrinha nossos corações. Não adianta tentar enganá-lo. Podemos ocultar de todos, menos dele. 
      Não custa arriscar perguntar a Ele qual o sonho e plano que tem pra nós. No momento certo irá nos responder, e assim poderemos entender. Tudo que Ele deseja é que sejamos felizes, mas nada pode tomar o seu lugar em nossa vida. Quantas vezes invertemos a ordem das coisas? Deus fica por último, aliás, se sobrar tempo a gente lê a bíblia e fala com Ele. Quando, na verdade, Ele deveria ser a prioridade. Ter o primeiro lugar.
"Ame o Senhor, seu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente".(Lucas 10:27).
"Não adore outros deuses, adore somente a mim". ( Êxodo 20: 3)

   Algumas vezes o nosso trabalho, família ou cônjuge acaba se tornando um bezerro de ouro sem que a gente perceba, e Deus não divide a glória dele com ninguém, Ele é Deus e somente ele deve ser adorado. Não podemos tolerar idolatria na nossa vida. 

   Além de entender a importância de Deus estar em primeiro lugar, precisamos compreender o que realmente significa carregar a cruz.

Carregar a cruz significa:

 1 - Renunciar a si mesmo, renunciar seus planos e sonhos se preciso for confiando que os de Deus são melhores que os seus. É como andar sobre as águas, tem confiar que Ele vai orientar, e você vai conseguir porque se tiver medo vai afundar como  Pedro.

2- Entregar a si mesmo por completo, é dar todo controle da sua vida para Cristo porque você tem consciência que Ele vive em você agora. "Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esta vida  que vivo agora é pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim."( Gálatas 2: 20)

3- É um sacrifício necessário porque Cristo só nos pediu para levar a cruz, e não deixar o pecado nos vencer, não deixar que o mundo controle a nossa mente, mas renovar o entendimento, o maior sacrifício já foi feito por Ele, morreu para que tivéssemos vida e salvação.

4- Significa coragem porque naquele tempo a cruz  era símbolo de vergonha, mas não podemos nos envergonhar do evangelho ainda que sejamos humilhados, escarnecidos. Os apóstolos também sofreram para anunciar o evangelho, mas se mantiveram firmes, e estavam prontos para morrer por essa causa, será que estamos prontos também? 

Deus não nos dará um fardo que não possamos carregar, e em tudo somos aperfeiçoados por Ele, vejamos as adversidades como um teste para sermos aprovados, vale a pena seguir até o fim com a cruz.
"E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência  traz aprovação de Deus, e essa aprovação cria esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu".
 ( Romanos 5: 3-5).
 
 Gislaine Alves de Oliveira 





Nenhum comentário:

Postar um comentário