quarta-feira, 25 de março de 2015

Prioridades em questão de tempo




Nós vivemos em um tempo que quase não temos mais tempo, então o importante não é o tempo que temos e sim como administramos o tempo que nos é dado.
Se pudêssemos listar em ordem de prioridade a sequencia seria a seguinte: 


  • Primeiro lugar - Deus: 

Ele te criou e ele te amou primeiro, tudo o que você tem e tudo o que você precisa foi o senhor que criou. Onde você estaria se não fosse o amor de Deus? Se Deus não colocasse o plano de salvação no nosso caminho estaríamos condenados.



  • Segundo lugar - família,

5. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?
(1 Timóteo, 3)


Até onde vc ama a sua família? Será que a sua família tem sido o segundo lugar em suas prioridades?



  • Terceiro lugar - Trabalho

10. Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.
(2 Tessalonicenses, 3)


Vamos procurar um emprego, teu compromisso é levar sustento para a sua casa.



  • Quarto lugar - Obras


27. Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.
(Mateus, 16)

A obra de Deus precisa e deve ser feita com excelência, então busque conhecer da palavra para que podemos andar de acordo com o que Deus quer. Seja você a diferença.
A gente planta o que a gente quer mas só colhemos oque plantamos. Oque você tem plantado? Qual tem sido a sua prioridade na vida? O que você tem colocado no pódio da sua vida ?
Temos que achar o equilíbrio para que todas as áreas da nossa vida andem em comum acordo O que é feito com o tempo que é me dado? 
Chegou a hora de mudarmos as nossas prioridades pois Deus está a porta.


Ministração Pastora Fabiana, Comunidade Nova Vida.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Se me afastei de Deus, é possível voltar? Como? (6/6)

Confie em Deus para perdoá-lo.


Muitos cristãos tem dificuldade em aceitar o perdão de Deus - principalmente, dos pecados sexuais. Certa mulher disse: "como gostaria de ainda ser virgem em minha lua de mel. Já faz vinte anos, mas meu passado ainda é um fantasma em nossos momentos íntimos."
Quando você se recusa a receber o perdão, oferecido por Cristo, deixa de experimentar a alegria dele e ainda é levado a outro pecado. Na experiencia acima, por exemplo, a incapacidade dessa mulher para confiar que Deus poderia purificá-la afetava seu marido, seu casamento e ela mesma.
É melhor admitir o pecado e arrepender-se do que tentar justificá-lo. Jesus pagou um alto preço por seus pecados, Quem é você para rejeitar sua oferta de purificação? Ele oferece seu eterno perdão. Tudo que precisa fazer é pedir.

Você já aceitou o perdão de Deus? Por quê?


Adaptado de Nova Bíblia de Estudo da Mulher.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Como ser uma geração resgate - Qual o legado que você quer deixar para as próximas gerações?


O que é uma geração resgate?


     A geração resgate se preocupa em colocar em prática o     " Ide e pregai o evangelho a toda criatura", porém sabe que precisa deixar marcas positivas na sua geração para que as próximas tenham um bom exemplo a ser seguido.
    Alguns dos modelos que seguimos até hoje são homens e mulheres que segundo a palavra do Senhor escolheram confiar totalmente em Deus mesmo quando tudo parecia  estar perdido.
    Confiar é sinônimo de fé, por mais que tudo pareça um túnel sem saída, é preciso manter nosso coração crendo no Senhor.
      





 "Pela fé as pessoas do passado conseguiram aprovação de Deus.   
É pela fé que entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.  Foi por fé que Abel ofereceu seu melhor sacrifício a Deus, também por fé Enoque escapou da morte, pois ainda em vida foi levado por Deus. 
Sem fé não há como  agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que  Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor."( Hebreus 11: 1- 6)

Partindo deste princípio da importância da fé ; ser uma geração resgate  implica realmente ser  compromissado com Deus e com seu reino.
E para tal há pontos aos quais devemos refletir para verdadeiramente ser uma geração resgate,  vivenciar o evangelho que Cristo deseja segundo sua palavra e levá-la e pregar a salvação por meio de Cristo a todos que precisam.

  • É preciso buscar ter comunhão e intimidade com Deus e isto só é possível por meio da  Santidade. Se quisermos conhecer mais a  Deus é necessário maior empenho de nós mesmos, Deus espera isso de nós. 
"Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo  for revelado.  Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de  vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus , que os chamou é santo porque as escrituras sagradas dizem 
" Sejam santos porque eu sou santo" " ( 1 Pedro 1: 13-16). 

  •  Por meio da santidade  diminuímos nosso eu, evitamos  práticas que são contrárias a palavra de Deus e nos comportamos como pedras vivas.

" Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas.  Sejam como criancinhas recém nascidas que desejam  o puro leite espiritual, para que bebendo dele possam crescer e ser salvos... 
Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também como pedras vivas  deixem que  Deus os use na construção de um templo espiritual  onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus".( 1 Pedro 2 : 1 - 5)


  • A provação é um teste e se você quiser tirar boa nota e ser aprovado precisa estudar bem. A palavra de Deus  precisa ser conhecida por você e também vivenciada, ela vai te ajudar a enfrentar as dificuldades e você não vai sair do campo de batalha mesmo que esteja ferido, Cristo é o General e somos seus soldados. Soldado deve saber usar  bem suas armas.
 " Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande  poder.  Vistam-se com toda a armadura de  Deus que dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do diabo". ( Efésios 6:10-11)


  • Só assim você vai se aproximar do que Deus espera que seja e   poderá amar ao próximo como a si mesmo. Desta maneira aprenderá a orar pelos seus inimigos, porque Jesus disse que é preciso amar nossos inimigos já que amar quem já gosta de nós  é bem fácil.
" Mas, eu lhes digo: Amem seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que se tornem filhos do Pai de vocês que está no céu.... Se vocês amam somente os que os amam, porque esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? ....  
Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? ... Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês que está no céu".            
 ( Mateus 5: 43 , 44, 46 - 48)

Para ser  uma geração resgate é necessário que tenhamos correta postura espiritual , pois só quando enfim estamos prontos é que conseguimos  ter êxito para falar do verdadeiro evangelho  e o resultado é a alegria de ver vidas transformadas pelo poder de Deus.  Se quisermos deixar um bom legado para as próximas gerações  isto deve começar desde já, nossa vida deve ser um como um cântico de louvor a Deus, é preciso se preocupar em ter um coração que orgulhe a Deus como Jó e tantos outros tiveram.

Gislaine Alves de Oliveira
 

segunda-feira, 9 de março de 2015

Não desperdice


Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.


O príncipe de uma pequena nação asiática,  rica em petróleo,  foi acusado de esbanjar 16 bilhões da riqueza de seu país. Durante um período de mais de 10 anos,  acredita-se que o príncipe perdeu enormes somas,  por julgamentos e investimentos indevidos.  A Corte Suprema de sua nação disse que ele gastou 2.7 bilhões somente com porta-aviões,  iates, carros e jóias.
 Em atitude de descrédito,  meneei a cabeça,  sem acreditar,  e me perguntei se também sou culpado de esbanjar riquezas -imprudentemente- Riquezas da graça de Deus. Se recebi a Sua misericórdia e perdão e continuo a ceder ao pecado, estou esbanjando a Sua graça.
Após Jesus ter curado um homem inválido por 28 anos, disse-lhe: "... Olha que já estás curado; não peque mais, para que não te suceda coisa pior" (João 5:14). Jesus parece ter-lhe alertado a não esbanjar o toque de cura que Deus havia feiro em sua vida. Paulo também exortou aos cristãos de Corinto "...que não recebais em vão a graça de Deus" (2 Corintios 6:1) De fato, a graça de Deveria resultar em vidas transformadas (Tito 2:11-12)
Quando Deus nos perdoa livremente, a Sua graça nos abre a porta para mudarmos. Seria trágico desperdiçar uma fortuna espiritual ao invés de permitir que "a riqueza da sua graça" venha transformar as nossas vidas! ( Efésios 1:7)

Adaptado de Nosso Andar Diário

domingo, 8 de março de 2015

Estudo sobre a quaresma- Qual o tipo de santidade que Deus requer de nós?





















   Quaresma é o período de jejum e arrependimento tradicionalmente observado pelos católicos de forma ritualística, em preparação para a páscoa.
A duração do jejum da quaresma foi estabelecida no século IV, como de 40 dias. Durante este período, os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipo de comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzas e a quaresma iniciaram como uma forma de os cristãos lembrarem-se do arrependimento de seus pecados. 
    Contudo, através dos séculos, valores muito mais “sacramentais” foram se desenvolvendo. Muitos católicos entendem que, deixar de fazer algo na quaresma é uma maneira de ganhar a bênção de Deus. A Bíblia não ensina que tais atos alcancem qualquer mérito junto a Deus (Isaías 64.6). De fato, o Novo Testamento nos ensina que nossos atos de jejum e arrependimento devem ser praticados de forma que não atraiam atenções sobre nós: 


“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6.16-18).

O jejum é algo bom quando feito sob a ótica bíblica. É bom e agradável a Deus quando abandonamos hábitos e práticas pecaminosas. Não há absolutamente nada errado em guardar um tempo no qual vamos nos concentrar apenas na morte e ressurreição de Jesus. Entretanto, estas “práticas” são coisas que devemos fazer todos os dias do ano, não apenas nos 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e a páscoa.
A Igreja Católica equivoca-se ao ensinar que o cristão deve se consagrar somente na época da quaresma. Sem contar que a quaresma redundou na festa profana do Carnaval.
palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.
A Igreja Católica buscou então enquadrar tais comemorações (pagãs de roma,Babilônia entre outras). A partir do século VIII, com a criação da quaresma, tais festas passaram a ser realizadas nos dias anteriores ao período religioso. A Igreja pretendia, dessa forma, manter uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa.
   Assim, a igreja católica com mais um de seus dogmas, oficializou a festa do Carnaval, para que as pessoas pudessem curtir tudo, e depois ficassem quietas, sem reclamar da quaresma.
Cria-se  a quaresma, e depois faz 3 dias de pode tudo!  Mas,  Deus não funciona assim, você deve servir a Ele o tempo todo, mas com amor, assim não é um peso fazer sua vontade.

 

Qual é o significado da Quaresma?

   A Quaresma é um período de jejum, moderação e auto-negação tradicionalmente observado pelos católicos e algumas denominações protestantes. Ela começa com a Quarta-Feira de Cinzas e termina com o Domingo de Páscoa. A duração do jejum da Quaresma foi estabelecida no século 4 como sendo de 46 dias (40 dias, não contando os domingos). Durante a Quaresma, os participantes comem com moderação ou abrem mão de um determinado alimento ou hábito. Não é incomum que pessoas deixem de fumar durante a Quaresma, ou façam promessas de desligar a televisão, parar de comer doces ou deixar de mentir. São seis semanas de auto-disciplina.

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” (Mt 15:11)

    Isto são penitências que segundo os católicos  significa pagar com uma  atitude para alcançar o perdão de algo que falhou, mas a Bíblia é bem clara, ninguém pode receber perdão pelas obras. 


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”; Efésios 2:8-9.

  A santificação é algo que devemos praticar, pois santificar é tornar-se santo. 


“Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.” (Lv 11:45), “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1:16).

  Quando ouvimos falar em fraternidade, é algo muito lindo, mas chama atenção dos críticos, será que os pobres só sentem fome neste período que antecede as comemorações da Páscoa?
  A mídia busca comentar sobre quaresma, penitência, sacrifício e fraternidade, mas ninguém quer falar do carnaval, são quatro dias de festa da carne que a Bíblia condena.
O pecado deve ser eliminado antes de ser praticado, e não proporcionar momentos tão cruciais como na folia do carnaval. 
 O profeta Samuel escreveu: 


“Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. (1Sm 15:22).


Quando eliminamos as causas dos problemas não temos problemas, quando eliminamos as causas que nos levam a prática do pecado,logo não temos pecado.
 A santificação é necessária em todo tempo para que possamos ter mais comunhão com Deus e viver mais de acordo com a sua vontade e não apenas em determinado período que parece ser conveniente.
                                                                                     
  Marcelo Macedo e Gislaine Alves de Oliveira