terça-feira, 25 de novembro de 2014

Não convide a morte a se assentar à mesa




Nascer de novo na carne é receber instruções para melhorar aqui na terra.

Aqui vai algumas dicas para reduzir os problemas:

1- Saber dividir os problemas das pessoas dos nossos problemas reduz muito nossa carga de preocupação, então pare de tomar o problema dos outros para você. Saiba diferenciar dar um conselho de tomar um problema para você.

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23"
2- No momento que entramos no fato do nosso problema até estarmos recompostos novamente, passamos por um ciclo:

* Choque negativo inicial, aquela surpresa negativa;
* Raiva, ira, perguntando-se do por quê daquilo;
* Barganhar com Deus, quando você promete qualquer coisa para que aquela situação acabe, mas você não precisa fazer isso, Deus te ama e todo sacrifício necessário foi feito na cruz do calvário;
* Depressão, e o animo afetado é perigoso, a indiferença quer dizer que perdeu o gosto de viver ou de alguma coisa, quando não tem força ao menos para se ficar com raiva, perde-se o prazer na vida;
* Aceitação, aquele momento que você vê que deve "tocar a vida", seguir em frente novamente. Há pessoas que nunca se conformam e vivem todo o tempo passando por essas etapas.

3- Saber se portar nesses momentos de dificuldades pode reduzir outros e novos problemas.
"Era uma vez um homem chamado Amauri. Ele era daquele tipo que vivia reclamando da vida. Dizia que já não aguentava mais tanto sofrimento: era mulher reclamando, filhos querendo brinquedos novos, contas pra pagar, aluguel, comida, ônibus lotado ...Ele já não sabia mais o que fazer. A única coisa que ainda o mantinha de pé era sua fé. Todas as noites, quando deitava, ele rezava e conversava com Deus.
Até que um dia, no meio das suas orações e das suas reclamações, Deus apareceu na sua frente e disse: 

- Amauri, por que você reclama tanto da vida ? - E Amauri, assustado, mas confiante, disse:
- Sabe meu Deus, com todo respeito, eu não aguento mais esta cruz, ela é muito pesada para mim. - Então, Deus pensou um pouco e disse: 
- Bom, apesar de reclamar muito da vida, você tem sido um bom homem. Então vou deixar que você escolha a cruz que deseja carregar...

Amauri ficou muito feliz e se ajoelhou na frente de Deus. Porém, Deus lhe pediu que se levantasse e o levou até uma sala. Quando abriu a porta, Amauri percebeu que ali existiam grandes cruzes. Muito tranqüilo, Deus pediu que ele olhasse bem e escolhesse uma cruz para carregar pelo resto de seus dias. Amauri ficou olhando pra cada tipo de cruz que existia naquela sala, desde uma gigantesca até uma bem pequenina no canto da sala. Ele andou, andou e, se achando muito esperto, correu, agarrou uma cruz bem pequena e gritou para Deus: 

- Pronto, já escolhi ! Eu quero esta pequenina aqui !
Deus observou a escolha de Amauri, pediu que ele olhasse atrás da cruz e lesse em voz alta o nome que estava gravado nela. Amauri, virou a cruz e teve uma grande surpresa: o nome que estava gravado era justamente o seu..."
As vezes achamos que nossa cruz é maior que todas as outras de todas as outras pessoas, mas não é bem assim, aprenda a tomar a sua cruz e agir nesses momentos para que ela não fique ainda mais pesada. 
Muitas pessoas chamam a morte para se assentar a mesa por falta de perdão, humildade e sabedoria pois ninguém quer ficar atrás, ninguém quer aceitar o trinfo dos outros mesmo que por um instante. Você prefere ter razão ou ter paz? A mulher descrita em I Reis 3.16-28 preferiu ter paz e Deus a honrou. Essa mãe se submeteu e deixou a razão com a outra mulher mesmo ela tendo razão, ela pôs a confiança em Deus. Dê de oferta sua razão, você não precisa de razão, você precisa de paz. Não entregue o "volante" nas mãos da morte. 
Em vez de pedir uma cruz menor, peça força e sabedoria para enfrentar os problemas. Carregue a sua Cruz!

Quem está mais preparado vence, quando o "gongo da vida" soar terá que enfrentar seus problemas e para isso precisa de preparação. Quando estiver frente ao problema chame o Senhor, ele é o autor da vida.
Quer ajudar uma pessoa? Ame ela, não concorde com seu erro mas a compreenda, ore por ela ao invés de julgar ou pegar os problemas dela para você.



Ministração Bispo Rogério Navarro, Comunidade Nova Vida.

domingo, 23 de novembro de 2014

Para refletirmos...


Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:
 "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.
Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal..." A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente:
"Você só tem oito minutos."
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.

O mesmo acontece às vezes, conosco.
Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte:
"Não se esqueça do principal!" E o principal são os valores espirituais, a família, os amigos, a vida. Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais os fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial: Os tesouros da alma! Que jamais nos esqueçamos que a vida neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá as lamentações.
Portanto, que jamais te esqueças do principal!

Sugerido por Evangelista Jonas Silva

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Andando em Espírito


Gálatas: 5. 16, 17. "Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. "


Estamos  vivendo o  último tempo da  igreja  na  terra,  e esse tempo  não  admite  pessoas  indecisas,  em  cima do muro,  que  não  optaram  em  viver  no  Espírito ou  na  carne. 
Dizem que se  conselhos  fossem  bons  seriam  vendidos, mas  eu,  penso que  os  bons  conselhos  devem ser  reproduzidos,  multiplicados e passados a  diante,  afinal o bem que quero pra mim quero pra  todos,  aprendemos isso com a  Palavra de Deus,  chama - se  amor ao próximo. 
Por isso aconselho : escolha  andar em  Espírito,  andar com Deus,  nesse plano  terreno ,  talvez não se  tenha vantagens em viver  uma  vida de renúncias,  uma  vida onde a  melhor opinião,  a melhor  decisão não  são  as  suas,  mas a de Deus.  E  Deus um  ser divino,  nunca  visto e que o  único  caminho  para  alcançá-lo é  Jesus. Jesus Cristo ,  que  dizem  ser  meio homem, meio Deus,  ou  Deus  na  forma de  homem, mas que  Ele  mesmo  dizia  ser filho de Deus (Mateus 16.16,17), e  que  até  ousava dizer muitas  vezes que Ele e Deus  eram um (João 10.30). Parece  confuso e inseguro deixar a  sua  vida  ser administrada  por  alguém  assim,  mas  pense : as  vezes em que  tomou suas  próprias  decisões,  fez suas  próprias escolhas todas  foram  bem sucedidas?  Você  acertou  sempre?  Então  humanamente  falando,  vale a pena  correr esse risco. (Salmos 37.5).
Andar em   Espírito consiste em entregar - se  totalmente a Deus, deixando que Ele tome as rédeas da  sua  vida, é  claro que  você  não  perde o  seu  direito de  escolha,  Deus  não é  nenhum  tirano e  ditador,  pelo  contrário,  suas  escolhas passam ter  maior  peso  e  são consideradas  junto a  motivação,  o  impulso que antecede a escolha.  E essa  motivação  deve  sempre  estar  voltada para a  glória de Deus,  para  agrada - lo. 
Andar em espírito é  reconhecer que os pensamentos e os  caminhos de Deus são  maiores,  são  melhores.(Isaías 55.8,9).
E  já  não  temos mais tempo de brincar, ora em espírito, ora na  carne,  um  opõem se ao  outro. 
Quer  deixar de sentir o  espinho na carne? (II Coríntios 12).  Ande  em  espírito. Só  sente a carne  quem  está  na  carne,  aqueles que  escolhem  andar em espírito,  estão  escolhendo andar com Deus,  porque Deus é  espírito.


Por Thamyres Rocha

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Como lidar com minhas dúvidas acerca de Deus? - Parte 5/ 5

Plante suas raízes em Cristo, e deixe que se aprofundem.(Colossenses 2. 6-19)


As dúvidas tendem a aparacer durante os tempos de crises. "Por que essa coisa horrivel aconteceu? O que eu deveria fazer, realmente, com minha vida? Como posso conduzir as pessoas próximas a mim para fora desse caminho que escolheram? Como vou lidar com essa injustiça?" As crises podem fazê-lo sentir-se como se ventos fortíssimos soprassem contra sua frágil árvore de fé.
Mas, como você aceitou a Jesus, você pode se dobrar sem se quebrar. Para que isso aconteça, permita que toda ação, atitude e decisão mostre sua confiança na obediência a Deus como o caminho certo. Cada escolha boa traz uma nova raiz de estabilidade. Toda reação de cuidado ajuda você a crescer e a amadurecer mais. 
Quando você reconhece o mal e não permite que ele o domine, faz brotar um galho que aponta para a luz e o poder de Deus. O crescimento trabalhado por você traz a certeza de que nada pode abalá-lo nem afastá-lo da segurança em Jesus, diante da crise.
E você descobrirá que os problemas são mais um encontro com este mundo imperfeito do que qualquer outra coisa trazida por Deus. A dúvida vai se esvanecer-se à medida que for encontrando os recursos e a força das mãos de Jesus.

Quando estiver com dúvidas, suas raízes estão profundas o suficiente para que você possa "balançar" sem quebrar?


Adaptado de Nova Bíblia de Estudo da Mulher.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

As Genealogias de Jesus

Há duas genealogias de Jesus no novo testamento. A primeira está em  Mateus 1 e mostra a linhagem de José, pois Mateus foi escrito para os judeus. A segunda está em Lucas 3 e mostra a linhagem de Jesus por parte de Maria, embora nem mencione o seu nome. Mateus coloca em sua genealogia quatro mulheres, o que não era comum de se fazer : Tamar, Raabe, Rute e a mulher de Urias (Berseba). Chocou a todos.
Tamar teve seu filho Perez com seu sogro Judá. Raabe a prostituta de Jericó, casou-se com Salmon após a queda da cidade e foi mãe de Boaz. Rute não era judia era moabita, e casou-se com Boaz, um Judeu. Bate-seba traiu seu marido Urias com Davi.

Quatro mulheres que para um judeu não era honroso te-las em sua genealogia. Três delas estiveram envolvidas em pecados sexuais. Cada uma teve sua história de lágrimas e de alegria. Cada uma teve uma reviravolta em sua história e a chance de uma nova vida.


O que isso pode nos ensinar?


1. Deus pode usar qualquer pessoa para cumprir seu propósito independente do seu passado.

2. Deus pode mudar o destino e o futuro de qualquer pessoa, não importando o que ela tenha feito antes.

3. Qualquer pessoa, pela graça de Deus, pode ter descendentes que mudarão o mundo.

A mensagem é que há esperança para qualquer um, incluindo você. Que independente do seu passado, você pode começar a escrever uma nova história a partir de agora. Viva isso com intensidade. E ministre isso hoje aos corações desesperançados.


Sugerido por Leandro Soares

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como lidar com minhas dúvidas acerca de Deus? - Parte 4/5

Considere a origem dessas dúvidas. (Jeremias 23.16-32)


Às vezes, é difícil crer em Deus. Surgem dúvidas sobre sua pessoa, a realidade e a atuação dele em sua vida ou no mundo. Até mesmo dúvidas a respeito da sua bondade o assolam quando encara a dor e as  contradições da vida.
Em tais momentos, é importante não ignorar as dúvidas, mas examiná-las com cuidado. De onde elas estão vindo? Em que você está concentrando sua atenção? Essas fontes são mais confiáveis do que a Palavra de Deus? O que a Bíblia diz sobre sua dúvida?
O povo no tempo de Jeremias foi enganado por falsos profetas  que disseram aquilo que eles queriam ouvir. Mas Deus disse que as palavras daqueles profetas eram produtos de suas mentes distorcidas - não as palavras da verdade divina. 
Quando você duvida, a melhor coisa a fazer é buscar na Bíblia a opinião de Deus sobre o problema. Decididamente, a Bíblia é a única fonte de verdade, Quando você busca Deus, Ele o vê através de suas dúvidas e fortalece a sua fé.

Que dúvidas você tem sobre Deus? Por que não buscara opinião dele em sua Palavra?


Adaptado de Nova Bíblia do Estudo da Mulher.

sábado, 15 de novembro de 2014

Como lidar com minhas dúvidas acerca de Deus? (Parte 3/5)

Reflita sobre o que já aconteceu. (Salmo 136)


Tentado a pular essa parte porque você não tem dúvidas? Ou será que, quando as tem você simplesmente as ignora?
De vez em quando, a maioria das pessoas tem dúvidas a respeito de Deus. É melhor encará-las, do que ignorá-las. De fato, você pode se preparar antecipadamente, desenvolvendo uma lista de razões pelas quais você pode acreditar na fidelidade de Deus.
Encontramos razão mais simples ao relatar a fidelidade do Senhor. O salmista fez isso listando as maneiras como o amor de Deus se manifesta. Ele classificou os eventos de cada história bíblica familiar e citou o cuidado providencial de Deus - sempre na forma de um milagre (136.10-22).
Você também pode olhar para as diferentes maneiras que Deus usou para libertá-lo. O que quase aconteceu? O que acha que deveria ter acontecido? Por que isso poderia ter sido desastroso? De onde veio aquela pessoa que o ajudou? O que aconteceria se ele tivesse chegado um pouco antes ou depois?
Deus nem sempre ostenta a sua graça. O favor dele se move de forma silenciosa em sua vida. Então, tem de prestar atenção nele. Cada detalhe dá uma razão para ser grato e mais razão para acreditar.

Como Deus o libertou? Agradeça a Ele!


Adaptado de Nova Bíblia de Estudo da Mulher

segunda-feira, 10 de novembro de 2014



Tiago: 1. 22. "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."
Você está disposto a confiar em Deus até de olhos fechados? Isso é fé. Não sejam apenas ouvintes da mensagem, mas a coloquem em prática! 

_______________________________
Siga-nos também no
Twitter: @EA_sempre
Instagram: evangelismo_em_acao
YouTube: /EvangelismoEmAcao
Facebook:  /evangelismoemacaosempre

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como lidar com minhas dúvidas acerca de Deus? - Parte 2/5

Perceba que você não consegue ter a visão completa das coisas.


A mente humana é naturalmente curiosa. Assim, quando você tem uma pergunta sobre Deus, quer ser capaz de responder corretamente, passar para a próxima pergunta e terminar o teste com nota "10".
Mas você não pode avaliar seu conhecimento de Deus dessa maneira. Caminhar com Deus é em parte conhecimento e em parte fé. Se pudesse saber tudo, não precisaria de fé. O livro de Jó dá um exemplo de algo que você não pode saber: uma cena no céu. Nesse quadro estranho, Satanás vai até Deus e acusa Jó, argumentando que sua suposta integridade era na verdade egoísmo,  porque ele servia a Deus apenas por causa do que conseguia obter com isso (riquezas, família, sucesso e proteção).
Deus provou que o Diabo estava errado. Para isso, removeu a proteção de Jó e permitiu que satanás o fizesse passar por sofrimentos horríveis. Jó nunca visualizou essa cena no céu. Mesmo quando Deus lhe falou, no final do livro, não explicou a razão por trás do sofrimento. Ele permitiu que vislumbrasse o quanto é poderoso e quão pouco Jó conhecia a seu respeito.
Satanás ainda está agindo no mundo. Há muitas cenas de que você não conhece e existe muito a respeito de Deus que você não é capaz de entender. Mas ainda que não consiga "preencher as lacunas", você pode continuar acreditando.

Da próxima vez que você duvidar de Deus, o que o motivará a pensar na visão perfeita das coisas?


Adaptado de Nova Bíblia de Estudo da Mulher 

sábado, 1 de novembro de 2014

Halloween



Sobre o dia das Bruxas...“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro…”(Mateus 6:24).... Então vamos vigiar no que estamos comemorando...