sexta-feira, 24 de julho de 2015

Abrir as portas necessárias e fechar outras desnecessárias para ser abençoado





No livro de Neemias  no capítulo 3 é narrado acerca da reconstrução das muralhas e também encontramos algumas portas importantes naquela época como, por exemplo, o portão das águas .
Em nossas vidas existem algumas portas que precisam estar abertas e outras devem ser fechadas para que possamos realmente ser abençoados.

A PORTA DO CORAÇÃO 

    A porta do nosso coração deve estar aberta para a presença de Cristo entrar, porém a PORTA PARA O PECADO ou a carne deve ser fechada. A partir do momento que decidimos morrer para o mundo e renascer no Espírito deve-se atentar a isso porque lá em Romanos 6: 1,2,3,6,7,8,10,11,12 diz:

“Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado, então como podemos continuar vivendo nele?  Com certeza vocês sabem que quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte... 
Pois, sabemos que a nossa velha natureza pecadora foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais       
ESCRAVOS DO PECADO.  Pois, quem morre fica livre do poder do pecado. Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele... A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele viveu agora é uma vida para Deus. Assim também vocês  DEVEM SE CONSIDERAR MORTOS PARA O PECADO, mas por estarem unidos com Cristo Jesus devem se considerar vivos para Deus. NÃO DEIXEM QUE O PECADO  DOMINE O CORPO MORTAL DE VOCÊS, e faça com que obedeçam aos  DESEJOS PECAMINOSOS DA NATUREZA HUMANA.”

A PORTA DO PERDÃO

    Quando sentimos mágoa por causa de rancor e ódio e ainda por cima cobrimos tudo isso com o nosso orgulho porque achamos que temos razão; abrimos uma porta perigosa que pouco a pouco pode nos afastar da presença de Deus. É um muro que ao erguermos se torna invisível para nós, mas facilmente visível para outros quando nos perguntam sobre o assunto, logo percebem a nossa reação.
Perdoar as pessoas não se trata delas merecerem ou não. Mas a palavra de Deus afirma que “quem diz que ama a Deus, mas odeia o seu irmão é mentiroso, pois ninguém pode amar a Deus que não vê, se não amar o irmão que vê”. ( 1 João 4: 19-21) Ou seja, isso inclui o  perdão.
A PORTA DA MÁGOA  é uma das que abrem  BRECHAS  para o pecado e quanto mais nós abrimos portas para ele mais nos afastamos da vontade de Deus, precisamos fechar essas portas que levam ao caminho largo, ao que parece bom, mas é perdição.

A PORTA DO AMOR

      A porta do amor ao próximo precisa estar aberta porque é um dos mandamentos amar ao próximo como a nós mesmos, mas para isso é preciso fechar a PORTA DO EGOÍSMO, pois  não adianta ser cristão apenas na casa de Deus e ver uma pessoa precisando de algo e não ajudar. De repente você sabe que o teu vizinho está desempregado e está sobrando alimento na sua casa, mas você não vai até a casa dele corajosamente estender a mão.        
       Talvez porque você tenha vergonha de aparecer lá do nada, mas se você está tímido por isso, tente se enxergar na mesma situação que essa pessoa e se não gostaria que alguém te ajudasse, se mesmo assim não tem coragem de ir lá, você pode entregar o alimento ou o melhor que possa dar e não te falte para pessoas que fazem esse tipo de obra social, pode ter certeza que a sua intenção sendo verdadeira vai agradar a Deus. Nós colhemos o que plantamos, portanto se semearmos o bem é o que iremos ceifar.
      Enquanto a gente pensar só em nós mesmos  tudo vai continuar ruim, mas se a gente fizer coisas boas mesmo com esse mundo conturbado já vai ser alguma coisa, uma andorinha não faz verão, mas muitas podem fazer coisas grandes se unirem as forças. Melhor do receber é fazer o bem. A paz que isso nos traz é algo incrível, é levar alegria para aqueles que só choram.  Cristo é aquele que traz paz aos oprimidos, mas como as pessoas por ai vão conhecê-lo, se ninguém se atrever a mostrar um dos frutos que é o amor.

“ Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros., Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. A razão porque podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que Ele vive unido conosco é esta: Ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e anunciamos aos outros o que o Pai enviou o  Filho para ser o Salvador do mundo.” (1 João 4: 11-14)



A PORTA DO MEDO

    O medo  em alguns momentos é o sinal de insegurança, ou seja, quem não tem confiança. Na bíblia algumas pessoas vivenciaram muitas situações complicadas, e algumas delas venceram o medo e outras  levaram mais tempo para isso.
Pedro ficou com medo em determinando momento que andava sobre as águas e por isso acabou afundando. E Cristo estava perto dele, mas mesmo assim temeu. 

      Elias se escondeu numa caverna com medo de morrer. Jonas fugiu, Jeremias e Moisés tinham medo do que iriam dizer, pois se achavam homens que não sabiam falar direito. Davi enfrentou o medo e confiou em Deus para derrotar Golias. Abraão confiou em Deus mesmo tendo que oferecer o filho em holocausto. Daniel foi para cova dos leões confiando que não seria devorado por eles. Sadraque, Mesaque e Abdnego deveriam se tremer de medo, mas confiavam em Deus e lá apareceu um quarto homem na fornalha.

     Esses são apenas alguns exemplos de pessoas que usaram o medo para ter coragem e confiar em Deus, e outras que deixaram ele ser maior e se enfiaram nas suas próprias cavernas para se conformar com a situação daquele momento.
A porta do medo deve ser fechada em alguns momentos como, por exemplo,quando tivermos que ser ousados e demonstrar mais fé, dar um passo maior confiando na direção de Deus. Sair da zona de conforto para crescer mais espiritualmente e pessoalmente. 

    Mas a porta do medo deve ser aberta quando corrermos o risco de fazer algo  contra a palavra de Deus, jamais deve-se perder o temor de Deus. Tudo que fazemos tem consequências e é por isso que precisamos ter consciência das atitudes que tomamos. Se Cristo não faria aquilo porque faríamos então? Será que essa seria a vontade de Deus para as nossas vidas? 

    Manter amizade com pessoas que podem nos levar a roda dos escarnecedores              
 ( Salmos1:21), ou que põe em cheque nossos valores cristãos é perigoso, por isso a porta do medo deve ser aberta nesse momento. Devemos procurar fazer amizades com pessoas que estejam no mesmo caminho que nós “andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” ( Amós 3:3) e mostrar o bom testemunho para aqueles que não conhecem a Cristo.
É preciso então ter sabedoria para saber quando a porta do medo deve ser aberta ou fechada. Isso só é possível por meio da oração, busca pela presença de Deus.

    Fechando as portas que podem barrar a presença de Deus e abrindo as que são necessárias para abundar mais, é que a cada dia seremos moldados por Deus, transformados e viveremos  com  o pensamento sempre no alvo que é Cristo, o verdadeiro evangelho faz mudanças completas, pois quem conhece a Cristo de verdade jamais será o mesmo.
    A orientação de Cristo é que preguemos o evangelho; renovemos a nossa mente. Não nos conformemos com esse mundo. Amemos o nosso próximo, mantenhamos o nosso coração ligado ao reino de Deus. Não nos preocupemos tanto com o amanhã porque Ele cuida de nós. E sempre busquemos comer do pão da vida e tomar da água que se bebida saciará a sede da nossa alma. 

 GISLAINE ALVES DE OLIVEIRA 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alargando as tendas- Crescendo sem limites " Para crescer como igreja"






Texto Chave: 1 Coríntios 12


Precisamos entender que dependemos de Deus, pois tudo vem dele e é para glória dele

 A primeira coisa que um servo de Deus deve fazer para colaborar com o crescimento da igreja é entender que todos nós dependemos de Deus. Sem o Espírito Santo nos guiando não fazemos a igreja crescer, ela pode até inchar, mas crescer de verdade só mesmo com a condução do Espírito Santo.  Ele Ensina ( Jo 14:26, Ele guia Rom 8:14, Ele Testifica Rom 8:16, Intercede Rm. 8.26). O Espírito Santo é que nos da os dons, é Ele que nos regenera, que nos sela e que faz brotar o Fruto. A Graça de Deus está presente em tudo que existe.Devemos entender qual a vontade do Senhor

(Efésios 5:17)

Devemos ter um relacionamento com Deus:
 
Uma vida de culto a Deus, oração, louvor, meditação na palavra, consagração. 
I Tes.5:17-24,
Col 03:16-17
 
 
Precisamos conhecer o Poder de Deus e de sua palavra:
 
Mateus 22:29


Entender que Cristo é o Cabeça da Igreja e seu fundamento:

Efésios 1:23; 4:16; 5:23; Colossenses 1:18; 2:19; I Cor. 3: 11-15


Entender que somos um corpo

         Precisamos uns dos outros para ser uma igreja forte, a igreja não pode ser deficiente nem cega, nem muda, nem surda, nem paralítica, nem louca ela tem que desempenhar todas as suas funções de maneira eficaz, para isso precisamos usar nossos dons e talentos, devemos reconhece-los em nós e nos outros também,  mas saber que Deus reparte a cada um como quer. Não existe nada que venha de Deus.

1- Unidade:

  A figura do corpo é muito útil para descrever a "unidade na diversidade" que existe entre cristãos (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 10:17; 12:12-31; Efésios 2:16; 4:4; Colossenses 3:15). Assim como o corpo tem diferentes partes, assim também o grupo que pertence a Deus é composto de muitos tipos diferentes de pessoas: diferentes personalidades, capacidades, níveis de maturidade espiritual, formações. Entretanto, estas diferenças são insignificantes à luz da fé comum que partilhamos em Cristo. Nossa diversidade não força esta unidade espiritual nem um pouco, mas é realmente uma bênção, no que os cristãos são capazes de ajudar um ao outro de um modo complementar, em vez de todos serem exatamente idênticos.

2- Interdependência:

 A diversidade entre o povo de Deus ajuda a fortalecer o corpo através de seu trabalho complementar porque todos do povo de Deus estão ligados um ao outro e são dependentes uns dos outros (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 12:12-31; Efésios 4:11-16; Colossenses 2:19). Como membros de um corpo estão entrelaçados entre si, entristecidos, e juntos em um todo unificado, assim também o povo de Deus é interligado. O funcionamento adequado, saudável, de cada parte é essencial à saúde geral do corpo. Nenhuma parte é insignificante, irrelevante ou dispensável. Os cristãos devem possuir uma consciência de tal dependência e necessidade uns dos outros. Na verdade, devemos ser tão interligados que os cuidados com outras pessoas são os nossos mesmos; choramos com os que choram e nos regozijamos com os que se regozijam.
3- Crescimento:

      Toda a unidade e interdependência do povo de Deus é destinada a levar a uma única meta: o crescimento espiritual (Efésios 2:21; 4:11-16; Colossenses 2:19). A figura de um corpo é perfeitamente adequada para salientar que o povo de Deus é um organismo que cresce, e não um objeto sem vida, estático, adormecido. O corpo é para sobreviver e ser saudável pelo labor adequado de cada parte individual, como cada parte faz a sua tarefa. Sendo equipados através do ensino, os santos têm que servir, e assim fazendo o corpo de Cristo é edificado.
Em 1 Coríntios 12, a cabeça é claramente uma das partes do corpo que representa o cristão comum (12:21), como também o são várias partes especificadas da cabeça, tais como o olho e o ouvido (12:16-17). Neste caso, que relação Cristo tem com o corpo, se não é sua cabeça? Bem, assim como um corpo físico, se está vivo, tem um espírito que habita esse corpo, dando-lhe vida e personalidade, assim também Jesus é o Espírito vivo que mora dentro do corpo de seu povo. Este mesmo ponto está implícito em Efésios 2:21, onde as figuras de corpo e edificação estão misturadas, falando de um templo crescente no qual Deus mora. Do mesmo modo, Efésios 4:4 emparelha um corpo e um Espírito, como se indicasse uma ligação particular. Finalmente, a afirmação de Paulo de que somos "um corpo em Cristo" (Romanos 12:5) pode se apoiar sobre esta mesma figura. Como tal, a figura do corpo indica ainda mais intimamente o grau em que devemos ser possuídos por Deus, participantes de sua divina natureza, quando ele mora e vive dentro de nós.

Outros Deveres com Deus e com os Homens:
  • Devemos nos dedicar na sua obra  Romanos (12: 1-8)
  • Submissão (Rom .13 1-7)
  • Pregar  o evangelho ( mt 28:20)( 1tm 4:11)(2tm 4:2)( 1cot 1:17)
  • Ser santos ( 1pd 2:9)( lv 21:6)
  • Vida de renuncia ( mc 1:16-18)( mt 10:38-39)
  • Pronto p/ sofrer ( 2tm 2:3)( 1tm 1:18)( 2tm 4:7)
  • Estudar a  palavra ( 1tm 4:13-15, II Tm. 2:15)
  • Alimentar o rebanho ( lc 9:13)
  • Ensinar o rebanho ( 2tm 2:2)
  • Exortar rebanho ( tt 1:9)(tt 2:15)
  • Ser fiéis ( 2cot 6:4-6 )( ap 2:10)( dn 12:13)
  • Buscar o que é bom Filipenses 4:8-9,
  • Temos que ser referência - ( I Cor. 4.16, I Cor. 11.1, Ef. 5.1, Fl 3.17, I Tes  1: 6-7, I Tes 2.14,  II Tes. 3.7-9 ,  fl 3:17, fl 4:9)
  • Os Cristãos devem ser praticantes da palavra e não apenas ouvintes.(Tiago 01:19-27).

                                                                                                                                                                   
                                                                                                                                       Evangelista Marcelo Macedo 


domingo, 19 de julho de 2015

Andando com Deus por fé e não por vista, pela graça e não pelas obras



 

Ministração de Marcelo Macedo

II Cor. 05: 05-10

Queda - Romanos 5:12-21;          I Cor. 15: 22 e 45.

Adão quebrou o relacionamento com Deus por causa do pecado original.

Não sabemos qual era o fruto proibido, mas como na época medieval  a bíblia era traduzida somente para o Latim e mal e maçã se escreviam  da mesma forma, a igreja Católica deduziu  que o fruto proibido seria maçã. E que a narrativa da queda era algo apenas alegórico, pois o pecado original seria o ato sexual. No entanto cremos na literalidade das escrituras. Somente quando apresenta características simbólicas vemos o texto como alegórico como é o caso dos textos proféticos.

MALUM = maçã

MALUM = mal.

Plano de Salvação

Deus restaurou esse relacionamento através de Jesus Cristo, não têm como ter um relacionamento com Deus se não for através de Cristo. Mesmo no Antigo testamento todo sistema de culto apontava para Jesus. Por esse motivo consideramos a bíblia como cristocêntrica, pois Cristo é o centro das escrituras. Mas como a revelação é progressiva só conseguimos entender o velho testamento a luz do novo.

Rom . 16: 25 -27; Col. 02: 16-17; Hebreus 10:1; I Pedro 01:19-20.



Andaram Com Deus pela fé ( Hebreus 11. Galeria da Fé)

Ele faz o querer e o efetuar(Filipenses 02:13)



                                             Abel: Assassinado por oferecer uma oferta que agradeceu a DEUS

                                                                                      Enoque: 365 de Vida e Deus tomou para si

                                                                                                  Noé: Usado para uma nova história.

                                                                                                       Abraão: O Pai da fé

Jacó: Lutou com anjo

José: Viveu os sonhos de Deus

Jó: Provado e Aprovado

Moisés: Usado para fazer Diversos milagres e prodígios para libertar o povo

Josué: Pela sua oração o sol parou.

Rute: Deixou seus deuses e sua terra para servir o Deus de Noemi.

Rei Davi:Um homem segundo o coração de Deus

Rei Salomão: Pediu Sabedoria

Rei Josafá: Cantando louvores venceu a guerra contra os Moabe, Amon e Monte Seir, pois eles mataram uns aos outros.

Profeta Elias: Desafiou os 450 profetas de Baal, orou Para não chover e Perseguido se esconde.

Profeta Eliseu: Pediu porção dobrada do Espírito de Elias recebeu e foi usado por Deus para fazer muitos milagres.

Rei Ezequias: Ezequias ora a Deus e ele envia um anjo que mata 185.000 soldados assírios.

Rei Josias: Destruiu os deuses falsos

Profeta Jeremias: Profetizou contra Jerusalém mesmo com zombaria e ameaças de morte.

Daniel ( Beltessazar) Decreto de Dario. ( 30 dias não deve fazer pedidos

 a outro Deus ou homem) Cova dos Leões

Hananias, Misael e Azarias: ( Sadraque, Mesaque e Abednego) Não se curvam a estátua de Nabucodonosor.

Maria:Escolhida para ser mãe do salvador

João Batista : Decapitado por pregar contra o pecado

Jesus:Crucificado por falar a verdade

Estevão : Apedrejado por assumir sua fé em Jesus publicamente

Apóstolos e discípulos:  Eram cheios do Espírito Santo eram perseguidos por anunciar o evangelho.  



1. Rm 3:28-30, "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão."

 2. Rm 4:5, "Porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;"

3. Rm 5:1, "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,"

4. Rm 9:30, "Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé."

5. Rm 10:4, "Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê."

6. Rm 11:6, "Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça."

7. Gl 2:16, "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."

8. Gl 2:21, "Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão."

9. Gl 3:5-6, "Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça."

10. Gl 3:24, "De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados."

11. Ef 2:8-9, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

12. Fp 3:9, "E seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;"

13.Tiago 2:23 diz, "E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus."

14.Tiago 2: 26 "Fé sem obras é morta."


Evangelista Marcelo Macedo de Oliveira